15 dicas importantes para um planejamento estratégico eficaz

Vi esse post no Implantando Marketing…e gostei!

Olá, caro leitor do ! Desejo um ano repleto de planos e conquistas. Para começarmos o ano, separei aqui 15 dicas para um planejamento estratégico eficaz. Lembrando que são dicas e não regras por isso podem ser todas adaptáveis às suas necessidades. Sem delongas, vamos lá!

1. Compreenda por que a estratégia é importante para você e para sua empresa e se você tiver alguma dúvida em relação às estratégias da empresa busque explicação com superiores ou colegas que estão há mais tempo na empresa.

2. Analise as informações minuciosamente para entender sua posição dentro da estratégia e a posição da empresa dentro do mercado.

3. Se você lidera uma equipe envolva todos os integrantes na coleta de informações e na execução do plano, ouça a equipe a cada passo e incentive-os a encarar os fatos de forma objetiva.

4. Antecipe-se e reserve tempo para evitar precipitação e atrasos no planejamento.

5. Confie no futuro, mas seja realista. Enquanto luta por objetivos imediatos, trabalhe duro pelos de longo prazo.

6. Crie um pensamento estratégico no trabalho diário e ao tomar decisões no dia-a-dia, continue avaliando as implicações de longo prazo, ainda antes de passar para a ação.

7. Torne cada passo do processo prático e realizável.

8. Evite conclusões antecipadas.

9. Saiba quando começar a realizar, análise demais pode levar à paralisia.

10. Enquanto líder dê a cada um a oportunidade de expor suas ideias. Incentive a criatividade. Não pense que já sabe o que cada um pensa, antes pergunte a eles.

11. Lembre-se que o processo de planejamento nunca termina e quando mudar o contexto ajuste os planos tanto quanto necessário.

12. Observe do ponto de vista do cliente. Seja crítico, seja honesto.

13. Verifique se as reais exigências do cliente estão dando rumo ao plano.

14. Informe-se sobre o comportamento dos concorrentes, aprenda com seu fracasso e com seu sucesso.

15. Nunca ignore uma ameaça, antes arranje um modo de resolvê-la dentro do planejado.

 

Esse post foi escrito pela Isabel Cabreira, do Implantando Marketing.